LEAD - Liga de Estudo e Apoio ao Paciente com Dor

Qualidade de Vida e Bem-estar - Viver Melhor
Início
Entre em contato!
Quem somos
Em breve...
Eventos Realizados
Estudo da Dor
Página dos Membros da LEAD
Ética e Dor
Portal das Equipes
Qualidade de Vida e Bem-estar
Pesquisas, Revisões e links

 
 
Viver Melhor

Obras de arte como peças decorativas 
 

    Independente do tamanho do ambiente, fazer uso de quadros como peças decorativas pode ser uma alternativa rápida e até econômica para repaginar a casa. É preciso, porém, um dose extra de ponderação. Afinal, não pega bem deixar o espaço com cara de galeria de arte. “A pessoa deve colocar uma tela que lhe agrade, mas que não seja muito chamativa, principalmente em espaços pequenos, pois terá que conviver diariamente com aquela obra de arte”, ensina a artista plástica Silvia Maio (silvia.maio@uol.com.br), que pinta telas há mais de 30 anos.

    Silvia garante que não tem como errar na hora de escolher uma tela. “caso o ambiente seja neutro, opte por uma peça bem colorida, que dê vida ao espaço, mas se o ambiente já tiver uma parede colorida, quanto menos tons na tela, melhor”. De acordo com Luis Otávio, supervisor da loja Arte Própria (fone: 0xx(11)3872-3637), não há regras na escolha de molduras. “Você pode colocar molduras diferentes para cada quadro que irá exibir num mesmo ambiente. Vale lembrar que quadros grandes com molduras pequenas ficam desproporcionais”, explica. A quantidade de obras de arte também pode variar de acordo com o tamanho dos espaços. “O proprietário do imóvel pode eleger uma parede e colocar vários quadros nela, com estilos distintos. Não é obrigatória a presença de quadros em todos os espaços vazios da casa. Para alguns, isso pode se tornar até deselegante”, explica a decoradora e paisagista Ana Dias.

    Dicas

    Na hora de decidir o local dos quadros na parede, Otávio recomenda que fiquem de 15 a 20 cm acima do sofá (quando forem olhados por uma pessoa sentada). No corredor ou em uma parede localizada numa área de circulação onde as pessoas estarão em pé, o centro do quadro deve ficar na altura da visão de uma pessoa cm 1,70m.

    Para fixar as telas, use uma bucha ou pregos de aço – sendo a bucha mais indicada, pois danifica menos a parede. Antes de bater qualquer prego fica a dica do Otávio: marque a parede com um lápis no local a ser fixado. Coloque fita adesiva transparente sobre o ponto para evitar que o reboco se quebre e evite mexer nos penduradores dos quadros. “Você poderá danificar alguma peça e o quadro vir a cair após algum tempo”, alerta.

Copyright 2007
LEAD - Liga de Estudo e Apoio ao Paciente com Dor
Disciplina de Neurologia 
UFTM -  Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Webmaster: Dr. João Alberto de Souza Ribeiro